
A delegação brasileira conquistou uma marca história nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na noite deste sábado, A primeira medalha dourada do Brasil no dia veio nos 1500m livre. Guilherme Costa cravou 15min09s93 e fechou na frente, deixando para trás o norte-americano Nicholas Sweetser (15min14s24) e o mexicano Ricardo Vargas Jacobo (15min14s99). A medalha foi a 53ª de ouro do País entre todos os esportes neste Pan, superando o recorde anterior brasileiro, que era de 52 na edição do Rio de Janeiro em 2007.
O sábado foi de recorde também para a própria natação. Antes mesmo de Guilherme Costa competir, o Brasil superou a marca de 26 medalhas conquistadas em Toronto 2015 com a dobradinha nos 200m medley, quando Caio Pumputis ficou com a prata e Leonardo do Santos levou o bronze.
No final das provas de natação, a equipe verde e amarela fechou sua participação em Lima com 29 medalhas (10 ouros, 9 pratas e 10 bronzes).
Foto: Luis Robayo/AFP