Mesa-redonda debate neste sábado Literatura e Futebol

  • 9 de agosto de 2019
  • Mário Freitas
  • Eles
  • 0
  • 76 Visualizações
Compartilhe
RR
Jl Contabilidade
BRAVO
INTERNACIONAL TRAVESSIAS
Viabahia
ALBA
LemosPassos
Nova Rádio
PMS (Coronavírus 2021)

Se você gosta de literatura e se amarra em futebol, não pode perder a mesa de debates deste sábado (10), às 18 horas, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, dentro da programação da terceira edição da ‘Flipelô’.

 

Denominada ‘Literatura e Futebol’, a mesa terá como debatedores os jornalistas e escritores baianos Jorge Sanmartim, Antônio Matos e José de Jesus Barreto, todos com reconhecida experiência na mídia esportiva.
 

Radialista e jornalista há mais de 50 anos, Jorge Sanmartim, o 'Super San', é um estudioso do futebol, daí ser também chamado de 'enciclopédia'. Cobriu quatro Copas do Mundo e, além dos jornais 'Diário de Notícias', 'Tribuna da Bahia', 'A Tarde' e  'Jornal da Bahia' e das televisões 'Educativa', 'Itapoan' e 'Bahia', trabalhou em quase todas principais emissoras de rádio do estado: 'Cultura', 'Sociedade', 'Excelsior', 'Clube', 'Band', 'Metrópole', 'Salvador FM', 'CBN/Bahia', 'Cristal' e 'Cultura' e 'Sociedade', de Feira de Santana. Seu livro 'Jorge SanMartim, o fantástico mundo da bola/Super San/50 anos de jornalismo', editado pela 'Solisluna', em 2016, relata lances da história do futebol baiano, com personag ens e fatos pitorescos.
 

Com passagens pela 'Tribuna da Bahia' – onde integrou o quadro redacional desde a fundação do jornal, em 21 de outubro de 1969 – 'Diário de Notícias', 'A Tarde', sucursal baiana da 'Manchete Esportiva' e 'Rádio Cruzeiro', Antônio Matos é jornalista, radialista, delegado de Polícia e escritor. Lançou em abril deste ano, pela 'Solisluna Editora', o livro 'Heróis de 59', narrando a história da conquista do primeiro título brasileiro do Esporte Clube Bahia. Texto leve e uma rigorosa apuração jornalística. O lançamento, no auditório da Arena Fonte Nova, foi um evento muito concorrido, com a presença de atletas, dirigentes do clube, profissionais da área e amigos da bola.  
 

José de Jesus Barreto, o zédejesusbarreto, vive de seus escritos desde 1970, quando começou no jornalismo impresso, jornais e revistas. Passou também por televisão, rádio e, atualmente, é colunista de esporte e de futebol, em particular, no site 'Bahia Já'. Afora os inúmeros livros já lançados, tendo o candomblé como tema – 'Caribé, Verger & Jorge – Obás da Bahia', 'Candomblé da Bahia – Resistência e Identidade de um Povo de Fé', dentre outros – possui dois títulos no prelo, com o selo da 'Solisluna Editora', tratando exclusivamente de futebol: um cujo alvo é o público infanto-juvenil e outro contando a histó ;ria do Bahia, com foco na torcida jovem do clube. Barreto foi também subsecretário de Comunicação Social de Salvador, nas duas administrações do prefeito Antônio Imbassahy.

 

Foto: Divulgação 

BRAVO
INTERNACIONAL TRAVESSIAS
Viabahia
ALBA
Nova Rádio
PMS (Coronavírus 2021)
LemosPassos
RR
Jl Contabilidade
Compartilhar:

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *