Morre Eppie Wietzes, piloto da F-1 nos anos 60 e 70

  • 12 de junho de 2020
  • Redação Em Cima do Lance
  • Eles
  • 0
  • 205 Visualizações
Compartilhe
RR
Jl Contabilidade
BRAVO
INTERNACIONAL TRAVESSIAS
Viabahia
ALBA
LemosPassos
Nova Rádio
CMS (Brisa de Esperança)
SECOM (Situação Grave)
PMS (Ações Sociais)

Eppie Wietzes, ex-piloto canadense com passagem pela Fórmula 1, morreu aos 82 anos. A informação foi divulgada hoje por veículos especializados, como as revistas Pole Position (Canadá) e Autosport (Inglaterra), que não informaram a causa da morte.

Nascido em Assen, na Holanda, em 1938, Egbert “Eppie” Wietzes se mudou com a família para o Canadá aos 12 anos. No novo país, demonstrou interesse em mecânica de automóveis e logo começou a disputar corridas.

Ao longo da carreira, disputou duas provas na Fórmula 1. A primeira dela, o GP do Canadá de 1967, só foi possível graças a Harvey Hudes, proprietário do circuito de Mosport Park, o palco da prova. Huder negociou diretamente com o fundador da Lotus, Colin Chapman, para que o canadense disputasse a etapa com um terceiro carro da equipe.

Chapman topou e escalou Eppie Wietzes — que jamais havia pilotado um monoposto — para correr ao lado de Jim Clark e Graham Hill naquela prova. Clark foi pole position e fez a volta mais rápida, mas abandonou, enquanto Hill largou em segundo e terminou em quarto.

Wietzes largou em 17º e abandonou na 69ª volta com um problema elétrico. Posteriormente, foi desclassificado por ter parado para ajudar Clark e contar com a ajuda de funcionários da pista para retornar.

Em 1974, o canadense voltou a disputar o GP da casa em Mosport Park. Desta vez, com uma inscrição particular, correu com um carro da Brabham batizado de Team Canada. Largou em 26º lugar e abandonou na 33ª volta com problemas de motor.

Wietzes também foi o piloto do safety car no GP do Canadá de 1973, quando o carro foi utilizado pela primeira vez na história da Fórmula 1. Além disso, disputou categorias como a Fórmula 5000 e a Trans-Am. Em 1993, foi indicado ao Hall da Fama do automobilismo canadense. Foto: Alvis Upitis/Getty Images / Informações: UOL Esportes

BRAVO
INTERNACIONAL TRAVESSIAS
Viabahia
ALBA
Nova Rádio
CMS (Brisa de Esperança)
SECOM (Situação Grave)
LemosPassos
RR
Jl Contabilidade
Compartilhar:

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *