Search
Close this search box.

SINDAP/BA emite nota oficial sobre Acordo Coletivo de Trabalho

Presidido pelo ex craque e ídolo da dupla BaVi, Osni Lopes, o Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia – SINDAP/BA emitiu um comunicado oficial, em relação a relação contratual dos atletas para com seus Clubes, devido a suspensão das atividades esportivas por causa da pandemia do Covid-19.

Na nota, fica claro a preocupação do Sindicato para com o Acordo Coletivo de Trabalho, que deverá ser celebrado em concordância dos atletas com anuência do SINDAP/BA.

 

Confira a nota:

 

O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia – SINDAP/BA vem esclarecer aos seus sindicalizados (atletas profissionais de futebol), imprensa e ao público em geral que, em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) que assola a população mundial, houvera a suspensão de todas às competições de futebol no Brasil.
Desta forma, temos mantido contatos diários com os atletas no intuito de buscarmos o que for melhor para eles nesse momento como sempre fizemos. Cabe salientar que muitas notícias foram veiculadas na internet e nos veículos de comunicação do nosso estado e de todo país, é bom que fique bem esclarecido que a posição do SINDAP/BA nesse episódio tenebroso é como sempre foi, e continuará sendo a favor dos atletas.

Tanto o advogado do E.C. Bahia quanto o advogado do E.C. Vitória entraram em contato com nosso departamento jurídico e foi-lhes informado que qualquer posição em relação ao ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, só seria tomada pelo SINDAP/BA com a concordância total dos atletas profissionais de futebol do estado da Bahia em uma assembleia geral convocada.

Portanto, para que fique bem clara nossa posição, a única instituição com legitimidade para realizar esse tipo de acordo é o sindicato. Ademais, várias propostas foram ventiladas em todo Brasil, nenhuma delas deu garantias reais aos atletas, sendo a última posição dada por alguns atletas do Rio de Janeiro e mais outros poucos estados, onde os atletas reivindicam a garantia da CBF em relação aos seus recebimentos ofertados pela Comissão de Clubes do Brasil, sendo negada por eles qualquer outra possibilidade senão esta publicada em vários meios de comunicação e internet.

SINDAP/BA, jamais atuará contra os interesses dos nossos sindicalizados como tem acontecido sempre, a luta deles é nossa luta também, nunca nos omitimos em qualquer situação que venha prejudica-los, somos atuantes e rigorosos em nossas decisões, sempre em defesa dos atletas, isso é notório em vários outros episódios.

Dentro desta situação inusitada, faculta ao empregador dar as férias coletivas aos seus empregados, sabendo-se que isso não tira ou diminui os direitos de nenhum trabalhador.
Diante desses esclarecimentos, fica patente nossa posição em relação a esse fato tão sombrio e avassalador que assola toda comunidade mundial, externamos aqui nossa posição solidária e preocupada com todos acometidos dessa enfermidade e seus familiares, reiterando nossa posição que não é em desrespeito ao estado que estamos e sim em favor dos direitos dos atletas que é o nosso objeto social estatutário.

Salvador, 26 de março de 2020.

SINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA – SINDAP/BA

OSNI LOPES

PRESIDENTE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *