A Seleção Brasileira masculina de vôlei estreia nesta terça-feira na Liga das Nações, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), diante da histórica rival Cuba. Este será o primeiro jogo do técnico Bernardinho em sua volta ao comando da seleção masculina após a conquista do ouro nas Olimpíadas do Rio 2016, há quase oito anos.
Já classificado para as Olimpíadas, o Brasil terá pela frente uma seleção de Cuba que promete vir com força total em busca da sua vaga. A VNL conta pontos para o ranking mundial, que vai definir a classificação de cinco das 12 seleções que vão aos Jogos Olímpicos. E quatro delas são adversárias diretas do Brasil na primeira etapa da Liga das Nações, que acontece no Rio de Janeiro de 21 a a 26 de maio: além de Cuba, brigam por vaga Argentina, Sérvia e Itália.
Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia, Canadá e França já garantiram vaga para Paris. São sete cotas preenchidas das 12.
Os times participantes da VNL 2024 são: Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, Países Baixos, Polônia, Sérvia e Turquia.
Imagem Mauricio Val/FVImagem/CBV