Search
Close this search box.

Clubes nordestinos buscam por reconhecimento de título nacional na CBF. Entenda

Sport, Ceará e Fortaleza buscam na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), equiparação do grau de importância do Torneio Norte/Nordeste com a Taça Roberto Gomes Pedrosa, realizada entre os anos de 1967 e 1970, e que ganhou o status de Campeonato Brasileiro em 2010, reconhecido e homologado pela própria entidade.

O Torneio Norte-Nordeste foi uma competição de futebol realizada entre 1968 e 1970, organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade precursora da CBF. Em 1968 e 1969, foi disputado pelo campeão do Torneio do Norte e do Torneio do Nordeste. Em 1970, a fase final foi realizada em formato de quadrangular envolvendo quatro clubes.

O Sport foi o campeão do Torneio Norte/Nordeste de 1968, vencendo o Remo, enquanto o Ceará levou o título em 1969, também diante do Remo, e o Fortaleza, derrotando o Sport, venceu o quadrangular de 1970.

Sport, Ceará e Fortaleza pretendem ter os títulos reconhecidos comprovando, com documentos levantados por historiadores, o status nacional do Torneio Norte/Nordeste. Um dos trunfos é a maneira como a competição chegou a ser chamada pela imprensa na época: “Brasileirão do Norte”. Esse pedido será feito por meio das federações locais, que vão protocolar um requerimento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Foto: Divulgação / Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *