O Brasil terminou as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 em quinto lugar, com 28 pontos, a pior colocação da história da seleção nesse tipo de disputa. A campanha irregular terminou com derrota para a Bolívia por 1 a 0, em La Paz, na última rodada, resultado que ainda garantiu aos bolivianos a vaga na repescagem.
A liderança ficou com a Argentina, atual campeã mundial, que somou 38 pontos e confirmou a boa fase sob o comando de Lionel Scaloni. O Equador terminou em segundo lugar, com 29 pontos, seguido por Colômbia e Uruguai, ambos com 28, mas à frente do Brasil nos critérios de desempate. O Paraguai também se classificou de forma direta, fechando o grupo dos seis primeiros.
Na rodada final, além da derrota brasileira, o Equador venceu a Argentina por 1 a 0, o Paraguai superou o Peru também por 1 a 0, Chile e Uruguai empataram em 0 a 0, e a Colômbia venceu a Venezuela por 6 a 3.
A classificação final ficou assim: Argentina em primeiro com 38 pontos, seguida por Equador (29), Colômbia (28), Uruguai (28), Brasil (28), Paraguai (26) e Bolívia (20), que disputará a repescagem. Venezuela, Peru e Chile ficaram de fora da corrida.
Foto Rafael Ribeiro CBF