Após meses de conversas, idas e vindas, Grêmio e Barcelona entraram em acordo nesta quinta-feira para selar a transferência do volante Arthur ao clube catalão. O negócio foi fechado como havia ficado acertado anteriormente, com o pagamento de 30 milhões de euros (R$ 120 milhões) fixos, com possibilidade de mais 10 milhões de euros (R$ 40 milhões) atrelados ao rendimento do jogador no clube espanhol, totalizando cerca de R$ 160 milhões.
O desfecho positivo do negócio inclusive já era esperado pelo presidente tricolor Romildo Bolzan Júnior durante entrevista coletiva na noite de quarta. Contudo, o jogador de 21 anos só irá para a Espanha em 2019.
O time gaúcho ficará com 60% do valor da transação, enquanto o restante será dividido entre investidores e a família de Arthur. Do total da transferência, 30 milhões de euros serão pagos fixamente pelo Barça. Os outros 10 milhões serão diluídos em forma de objetivos cumpridos pelo meio-campista com a camisa grená, conforme explicou Romildo.
O acerto foi encaminhado com a presença in loco na Espanha do CEO Carlos Amodeo e do advogado do departamento de futebol Gabriel Vieira. Eles chegaram à Europa no fim de semana e mantiveram contato com os dirigentes catalães ininterruptamente. Do Brasil, a cúpula gremista acompanhava a situação em tempo real, inclusive com a participação do próprio Arthur.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A.















