O dia 12 de julho de 1998 marca mais um momento amargo na história da Seleção Brasileira de Futebol. Atual tetracampeão, o Brasil disputara sua sexta final de Copa do Mundo, a segunda consecutiva, mas acabou goleado pela França por 3 a 0, no Stade de France, na cidade de Saint-Denis na França.
Principal nome do time canarinho da época, Ronaldo Fenômeno sofreu uma convulsão ainda na concentração e quase não jogou. Ele foi para um hospital e chegou ao local do confronto, o Stade de França, às pressas.
A primeira escalação brasileira foi divulgada aos jornalistas sem a presença do craque, com Edmundo entre os titulares. No entanto, uma reunião com o técnico Mário Jorge Lobo Zagallo e os médicos garantiram a presença de Ronaldo na final.
Apático em campo, o Brasil foi totalmente dominado pelos donos da casa. Logo no primeiro tempo, os franceses abriram vantagem com dois gols do craque Zinedine Zidane, atual técnico do Real Madrid. Petit, nos acréscimos da etapa final, completou o placar e a festa da campeã mundial França. Foto: Reprodução
Ficha técnica
Placar: França 3-0 Brasil
Data:Â 12 de julho de 1998
Motivo:Â Copa do Mundo 1998 (final)
Local: Stade de France (França)
França: Barthez; Thuram, Desailly, Lebouef e Lizarazu; Deschamps, Petit, Karembeu (Boghossian), Zidane e Djorkaeff (Vieira); Guivarch (Dugarry) – técnico: Aimé Jacquet.
Brasil: Taffarel; Cafu, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio (Edmundo), Dunga, Leonardo (DenÃlson) e Rivaldo; Ronaldo e Bebeto – técnico: Zagallo