O brasileiro Hugo Calderano escreveu mais uma vez seu nome na história do tênis de mesa. Depois de garantir uma medalha inédita para o Brasil no Mundial de tênis de mesa ao se classificar para a semifinal de Doha, o brasileiro de 28 anos se tornou neste sábado o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia ou da Europa a alcançar a final de um Mundial na chave de simples masculina.
O feito de Calderano foi conquistado com uma vitória emocionante na semi sobre o chinês Liang Jingkun, quinto do ranking. O brasileiro abriu 3 sets a 1 e viu o adversário empatar e abrir 3/0 na parcial de desempate.
Entao, Hugo anotou 10 pontos seguidos. O chinês salvou seis match points, mas Calderano aproveitou a sétima e última oportunidade para fechar o jogo – parciais de 15/13, 11/7, 8/11, 11/8, 3/11, 7/11 e 11/9.
A busca pelo ouro inédito acontece amanhã, às 9h30 (de Brasília), contra mais um chinês: Wang Chuqin, mesmo adversário que Hugo superou na semifinal Copa do Mundo de tênis de mesa, no fim de abril.
Mais cedo, o vice-líder do ranking avançou à decisão após vencer por 4 sets a 1 o sueco Truls Moregard, algoz de Calderano na semi dos Jogos Olímpicos de Paris.
(Foto Reprodução TV)