O brasileiro Hugo Calderano escreveu seu nome na história do esporte neste domingo ao conquistar, de forma inédita, o título do WTT Champions, torneio de elite do circuito mundial de tênis de mesa. A vitória consagra Calderano como o primeiro atleta da América Latina a alcançar esse feito, colocando o Brasil no topo da modalidade.
Na grande final, disputada em Chongqing, na China, Calderano superou o número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong, de virada por 4 a 1, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4, 11/5 em uma partida emocionante.
Adversário deste domingo, Shidong era um antigo conhecido de Hugo. O brasileiro venceu o único duelo contra o chinês até então nas quartas de final do WTT Contender de Durban, em 2023.
Hugo vinha de seis vitórias consecutivas nesta Copa do Mundo, disputada em Macau, na China. O brasileiro venceu o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°). Esta é a sexta edição de Copa do Mundo disputada por Hugo. Até então, o melhor resultado dele e do Brasil eram as quartas de final em 2019.
Foto Getty Images/ Reprodução ge