Search
Close this search box.

Morre Dendê, ex meia atacante que fez sucesso no Flamengo e no futebol da Bahia

O futebol brasileiro está enlutado. Morre José Alberto Vasconcellos da Silva, o Dendê meia-atacante do Flamengo, Bahia e Vitória nos anos 70 e 80. Ele tinha 71 anos e estava adoentado e com problemas de visão.

Baiano, nascido em Alagoinhas, em 26 de maio de 1953, Dendê começou a carreira no Atlético de Alagoinhas. Em 1975, ele foi contratado para defender o Flamengo onde ficou até o ano de 1977.

Jogando pelo Flamengo, Dendê foi companheiro de Zico, Geraldo, Vanderlei Luxemburgo, Luizinho Lemos, Caio Cambalhota, entre outros. Depois de ter feito 50 jogos pelo Flamengo, com 34 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas, Dendê passou por Bahia, Vitória e Catuense, entre outros, sempre fazendo muito sucesso.

Em nota, a AGAP – Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia, lamenta a morte do ex jogador.

( Foto Reprodução)

14 respostas

  1. Esse tratava a bola por você, meus clássico que marcou época no Atlético de Alagoinhas. Compunha um memorável meio de campo junto com Merica.
    Muita Luz!
    Descanse em paz Dendê!

    1. Nossa! Senti uma tristeza! Ele até poderia ter ficado um pouco mais para eu mostrar para os meus filhos e netos o craque que no Gramado, com sua elegância, trouxe tantas alegria nos domingos de futebol em nossa cidade. Mei pai estaria chorando agora enrolado com a bandeira do Atlético. Mas morremos!
      Eu sugeriria um busto desse honrado cidadão alagoinhensse no nosso grande estádio 🏟 Antônio Carneiro , para que as gerações seguinte não lhe esquecesse. Muitíssimo obrigado Dende

      1. Tive a honra de jogar com esse atleta exemplar dentro e fora de campo, amigo sempre um líder, futebol de excelência, apesar de muitos anos sem der seu contato, mais o futebol está de luto, descanse em paz, meus sentimentos familiares e amigos, Hélio ex-goleiro do Atlético de Alagoinhas anos 80.

  2. Bom dia
    Queremos enfatizar a importância e a saudades que nós deixa esse grande marco do futebol , em Ajagoinhas -BA esse extraordinário atleta fez parte da nossa história…. jogamos na escolinha que levava o seu ” nome ” ….. ” escolinha do dendê ” … formou vários atletas no decorrer dos anos , eu e meu irmão fazemos parte dessa história…. eu moramos no Estado do Rio , nosso pesar a todos os familiares…. Aos filhos Anderson e Mauro e sua esposa Nádia, que Deus conforte o coração de vcs ….

  3. Oxente Dende! aonde pensa que vai? Não, ainda é cedo demais!
    Ainda gostaria de ver é mostra pros meus filhos, a beleza de sua arte, você correndo com aquela camisa tricolor e short preto, pelo gramado do Antônio Carneiro, suas pernas tortas entortando o adversário com seus dribles; matando a bola no peito e tendo o gol como direção, no anel do estádio uma só respiração, uma só batida no peito! tum, tum, tum um só coração ❤️ Seus braços fortes deslocando o oponente; fazendo deslizar a bola no chão; com passadas firmes segurando a respiração sente a angústia do goleiro, bate na bola com o pé direito e espera a trajetória da redonda, vê o estádio levantar os braços em onda de louvor e descola em coro o grito da garganta gooooooool! Em seguida o juiz apita , o jogo acabou!!!! Muitíssimo obrigado Dende

  4. Grande jogador de futebol um verdadeiro craque da bola refinado nas sua jogadas maravilhosas vai deixar muita saudade o futebol perdeu um grande craque que Deus o receba no Reino do Céu e conforte toda família!!!

  5. Eu era menino, morava no campo da pólvora, meu pai era advogado da Abcd(associação Baiana dos cronistas desportivos )
    Tínhamos cadeira cativa e quando os refletores acendiam eu ia, vi por muitas vezes o craque Dendé, jogando pelo atlético de Alagojnhas, junto a Merica e outros encurralar o meu Bahia!!
    Vá em paz , vc fez bonito e escreveu seu nome no livro do esporte Brasileiro 👏👏👏👏

  6. Tive a honra de ser seu preparador físico Dendê foi por um período relativamente curto na Catuense mas, o suficiente pra ver em você o amigo, o atleta, o excelente jogador e acima de tudo, um excelente cidadão. Que o Deus de Abraão lhe receba e conforte toda a sua família e amigos. Descanse em paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *