Há quatro jogos sem vencer no Brasileirão, o Bahia terá a oportunidade na Copa do Brasil, diante do Botafogo, par retomar o caminho de triunfos na temporada. A bola rola às 21h30 desta terça-feira (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A volta será na semana que vem, na Arena Fonte Nova.
Para largar na frente, o Tricolor tem a volta dos seus principais jogadores, além do reforço de Lucho Rodríguez, quarta contratação mais cara do ano no Brasil. O retrospecto recente contra o Botafogo também anima o Esquadrão, que foi responsável por encerrar a invencibilidade do clube carioca no Nilton Santos, no primeiro turno do Brasileirão, quando venceu por 2 a 1.
A principal é o zagueiro Kanu, que se recupera de uma fratura na face. Caso ele não tenha condição de ir a campo, Cuesta deve fazer dupla de zaga com Gabriel Xavier. Poupados contra o Inter, Arias e Everton Ribeiro retornam ao time titular, assim como Jean Lucas, que estava suspenso na Série A. Já Lucho, que estreou na última partida, deve seguir como opção no banco de reservas.
Jogando em casa, o Botafogo perdeu invencibilidade de oito jogos no último sábado, quando foi derrotado pelo Cruzeiro, em casa, por 3 a 0. Na fase anterior da Copa do Brasil, o time de Artur Jorge eliminou o Vitória com dois triunfos.
O técnico português contará com os retornos de Cuiabano e Marlon Freitas, que cumpriram suspensão contra o Cruzeiro. Luiz Henrique, poupado contra a Raposa, também volta ao time titular.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Bahia
Copa do Brasil – Oitavas de final – 1º jogo
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 30/07/2023
Horário: 21h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Transmissão: SporTV, Premiere
Botafogo: John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Bastos (Lucas Halter), Barboza e Marçal; Gregore (Allan), Danilo Barbosa, Luiz Henrique e Tchê Tchê; Savarino e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu (Cuesta), Gabriel Xavier e Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Fotos: Letícia Martins/EC Bahia