A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) protocolou recurso com o objetivo de aumentar a pena imposta ao atacante Bruno Henrique, do Flamengo, que foi suspenso por 12 jogos após ser condenado por manipulação esportiva no Brasileirão de 2023, especificamente por forçar um cartão amarelo no jogo contra o Santos e, assim, beneficiar apostadores.
O jogador já havia sido multado em R$ 60 mil e absolvido em um dos artigos que poderia aumentar ainda mais a sua punição, gerando a contestação da Procuradoria no tribunal desportivo.
O julgamento em primeira instância, realizado no início de setembro, condenou Bruno Henrique pelo artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atuação contrária à ética esportiva para influenciar o resultado de partida. Apesar disso, o atacante foi absolvido do artigo 243 — que prevê punição para quem atua para prejudicar deliberadamente a própria equipe.
O recurso da Procuradoria, agora, pede a reavaliação deste artigo pelo Pleno do STJD, com possibilidade de aumentar a pena para até dois anos de suspensão, se o entendimento for revisto.