Começam hoje os Jogos Paralímpicos de Paris. O evento terá sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (28), às 15h, no horário de Brasília.
Assim como os Jogos Olímpicos, os Paralímpicos terão Cerimônia de Abertura fora do principal estádio de atletismo. Os atletas desfilarão pela Champs-Elysées, que ganhou uma faixa nova de asfalto para facilitar o deslocamento dos cadeirantes, e chegarão à maior praça de Paris, a Praça da Concórdia. Aqui acontecerão as apresentações artísticas e a parte protocolar do evento.
Um palco de 4.500 metros quadrados, rodeado por quatro níveis de arquibancadas, receberá o público que comprou ingresso.Chamada de “Paradoxo”, a festa destacará “todos os corpos” e será dirigida Thomas Jolly, o mesmo que assinou a Cerimônia de Abertura da Olimpíada.
Jolly prometeu seguir a linha provocativa da Abertura da Olimpíada e representará o atleta paralímpico como ser humano e não como herói. O fio condutor será inclusão.
“O corpo vai estar no centro da cerimônia. Todos os corpos. O que move os corpos é a dança, então a dança vai estar muito presente nessa cerimônia. Há sempre a questão da inclusão. Uma cerimônia que coloca o esporte no centro, mas que também vai colocar questões para vivermos melhor, por uma sociedade em que a inclusão reine”, disse Jolly. “Nesta noite, talvez possamos mudar a forma como a sociedade olha para as pessoas com deficiência. E isso é muito importante para mim”.