Search
Close this search box.

UEFA determina prazo para ligas decidirem por término das competições

Após declarar que admitirá o encerramento prematuro das ligas nacionais em casos de exceção, a Uefa solicitou que as federações tomem suas decisões até o dia 25 de maio. Em carta enviada às entidades nacionais, a confederação informou o prazo, que também servirá para conhecer os classificados para competições europeias nestes respectivos campeonatos. Dois dias depois, o Comitê Executivo da Uefa deve se reunir para tomar decisões sobre o reinício da Champions e da Liga Europa.

– No caso de uma competição nacional ser encerrada prematuramente por motivos legítimos, a Uefa exigiria que a federação nacional explicasse, antes de 25 de maio de 2020, as circunstâncias especiais que justificam esse interrompimento prematura e selecione os clubes das competições de clubes da Uefa em 2020/21, com base no mérito esportivo das competições nacionais de 2019/20 – diz a carta assinada pelo presidente Aleksander Ceferin.

A Uefa modificou sua postura quanto ao possível encerramento prematuro das ligas nacionais na última semana, diante da força que a pandemia do novo coronavírus ainda apresente em alguns países europeus. Inicialmente, a confederação afirmou que não permitiria que os torneios fossem finalizados sem a realização dos jogos restantes e chegou a ameaçar países que tomasse tal decisão com a exclusão de competições continentais.

Dias depois, a Federação da Holanda decidiu dar por encerrado o seu campeonato nacional, uma vez que o primeiro-ministro do país, Mark Rutte, anunciou a proibição de jogos de futebol até setembro. A opção foi por não declarar um campeão, assim como abrir mão do rebaixamento e do acesso ao fim da temporada.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *