Search
Close this search box.

A emoção da primeira vez no estádio de Wembley

Todos que gostam de futebol já ouviram falar no famoso estádio de Wembley, em Londres. Os admiradores do tênis também conhecem muito a localidade, em função dos famosos torneios da modalidade, disputados nas quadras que ficam no mesmo bairro do estádio.

Em 1981, fiz a minha primeira viagem para a Europa. Junto com Marco Aurélio, chefe da equipe esportiva da Rádio Excelsior (AM 840), fomos cobrir três amistosos da Seleção Brasileira.

O primeiro foi disputado no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, o segundo no estádio de Wembley e o terceiro na cidade de Stuttgart, contra a Alemanha.

A minha emoção foi grande. Afinal tinha um sonho de conhecer a Europa e comecei por três grandes países: a França, a Inglaterra e a Alemanha.

Naquela oportunidade, a Seleção Brasileira estava disputando as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Espanha, que seria disputada no ano seguinte. Mas conseguiu uma folga no calendário e foi fazer uma excursão pela Europa.

Aliás, Copa do Mundo de triste memória para o futebol brasileiro, pois um dos melhores times do mundo foi eliminado pela Itália, tomando 3 a 2 da Itália no estádio Sarriá.

E com um detalhe que poucos comentam: o terceiro gol italiano foi uma falha imperdoável do lateral-esquerdo, Júnior, hoje comentarista da Rede Globo, que não saiu quase de cima da linha do gol para deixar Paolo Rossi em impedimento. E o italiano não perdoou, marcou o seu terceiro e decisivo gol eliminando o Brasil.

Mas naquele ano de 1981, a Seleção Brasileira já encantava o mundo com o seu fantástico futebol com o time comandado pelo saudoso Telê Santana.

O jogo contra a Inglaterra no estádio de Wembley foi realizado no dia 12 de maio de 1981. Na época, eu não dominava a língua inglesa com facilidade, mas também não “morria de fome”.

Chegamos cedo no estádio, procuramos a nossa posição e lembro que Marco Aurélio me falou:

– Caso haja algum problema use o seu inglês para resolver.

– Deixe comigo.

Mas saiu tudo perfeito. No estádio existiam pessoas da telefônica local e também da Embratel, que falavam português e a jornada saiu redondinha. Sem nenhum tipo de problema.

O jogo realizado à noite no horário local e, devido ao fuso horário, aqui no Brasil foi à tarde. Um horário excelente para as transmissões feitas pelo rádio.

A concorrência da televisão, em função deste horário no período da tarde, era mínima. Afinal, quem estava na rua ou no trabalho tinha mesmo de ouvir o jogo pelo rádio.

E às 21 horas (hora local), a bola rolou no fantástico estádio de Wembley, um dos mais históricos do mundo para Seleção Inglesa e Seleção Brasileira.

Um público de 97 mil pessoas estava presente no estádio. E como em Londres e arredores moravam (e moram) muitos brasileiros a nossa torcida também era grande.

E para abrilhantar a minha primeira vez em Wembley (depois fui outras vezes), a Seleção Brasileira abriu o marcador, aos 12 minutos do primeiro tempo, com um gol de Zico.

E apesar da pressão dos donos da casa, a nossa equipe suportou bem, com um excelente esquema armado pelo técnico Telê Santana, e o resultado final foi Brasil 1 x 0 Inglaterra.

E naquela noite estrelada de Londres jogando com Waldir Peres, Edevaldo, Oscar, Luisinho e Júnior; Toninho Cerezo, Sócrates e Zico: Paulo Isidoro, Reinaldo e Eder, o Brasil conseguiu, pela primeira vez, uma vitória no lendário estádio de Wembley.

O estádio de Wembley fica localizado no subúrbio londrino de Wembley Park, e atualmente, depois de reformado, a sua capacidade é para 90 mil espectadores. É o maior do Reino Unido e o segundo maior de toda a Europa.

Marão Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *