Search
Close this search box.

Esporte brasileiro perde uma referência: morre Isabel do vôlei

Maria ISABEL Moreira Salgado, 62 anos, reconhecida como uma das maiores referências do vôlei brasileiro, morreu nesta quarta-feira (16) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Até o momento, as causas da morte ainda não foram divulgadas. Ela participou de duas Olimpíadas, em Moscou, no ano de 1980 e em Los Angeles, em 1984.

No início dos anos 90, ela migrou para o vôlei de praia e se destacou como uma das pioneiras mundiais da modalidade. Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.

Na última segunda-feira, (14) ela foi anunciada como uma das integrantes do grupo técnico de esportes para a transição de governo do presidente Lula, que assumirá o País, a partir do mês de janeiro.

Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos 1980, tendo jogado ao lado de atletas como Vera Mossa e Jaqueline, entre outras.

Mesmo não tendo conquistado medalhas nas Olimpíadas que disputou, em Moscou e Los Angeles, o time daquela época foi o primeiro da história do país a disputar grandes competições.

A jogadora ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, disputado sem San Juan de Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a defender um clube numa liga estrangeira.

Ela defendeu as cores do Modena da Itália, no ano de 1980. Na oportunidade, ela tinha acabado de ser mãe pela primeira vez e viajou para a Europa com a sua filha Pilar, recém-nascida.

Três dos cinco filhos de Isabel, também, fizeram carreira vitoriosa no vôlei de praia. Pedro Solberg, que disputou as Olimpíadas da Rio no ano de 2016, ficando na nona colocação.

Maria Clara e Carol Solberg também jogam voleibol. Recentemente, a dupla ganhou medalha de bronze na etapa de Uberlândia do Circuito Mundial. Além deles, Isabel deixa Pilar e Alison, este um filho que ela adotou no ano de 2015.

Foto: Arquivo da família/facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *