Grêmio e Vasco podem ficar fora da Libertadores mesmo com título da Copa do Brasil

Grêmio e Vasco vivem uma situação curiosa na reta final da temporada. Os dois clubes disputam as semifinais da Copa do Brasil, mas correm o risco de ficar fora da Libertadores de 2027, mesmo que conquistem o título nacional. O motivo é uma regra da Conmebol que impede a participação de equipes rebaixadas para a segunda divisão de seus países.

Pelo regulamento, os clubes precisam disputar a primeira divisão nacional no ano da competição continental. Assim, caso Grêmio ou Vasco sejam rebaixados para a Série B do Brasileirão, perderão o direito à vaga conquistada pela Copa do Brasil. A determinação também vale para o vice-campeão, que tem direito a disputar a fase preliminar da Libertadores.

A Conmebol confirmou que a exigência será mantida em 2027. A regra passou por mudanças nos últimos anos e, desde 2024, não permite mais a participação de clubes da segunda divisão, mesmo quando conquistam uma competição nacional. Caso isso aconteça, a vaga será redistribuída por meio da classificação do Campeonato Brasileiro.

Com isso, Grêmio e Vasco precisam dividir as atenções entre a busca pelo título da Copa do Brasil e a luta pela permanência na Série A. Afinal, levantar a taça pode não ser suficiente para garantir presença na principal competição de clubes da América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *