Brasil e Estados Unidos se disputam o ouro olímpico do futebol feminino dos Jogos de Paris, neste sábado, às 12h (de Brasília). Na semifinal, a seleção brasileira derrotou a atual campeã do mundo, Espanha. Agora, buscará o lugar mais alto do pódio da competição.
O retrospecto dos jogos entre as seleções não é muito favorável para o Brasil. Dos 42 jogos disputados, as americanas venceram 33 vezes, o Brasil venceu quatro, e houve cinco empates.
Essa será a terceira final entre Brasil e Estados Unidos na história do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Nas outras duas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, a seleção norte-americana venceu por 2 a 1, na prorrogação, e por 1 a 0, respectivamente.
Sendo assim, o Brasil tem duas medalhas de prata no futebol feminino nas Olimpíadas. Além disso, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2007 e terceiro colocado no Mundial de 1999.
Prováveis escalações:
Brasil: Lorena, Thaís, Lauren e Tarciane; Ludmila, Duda Sampaio, Vitória Yaya e Yasmim; Gabi Portilho, Priscila e Jhennifer. Técnico: Arthur Elias
EUA: Naeher, Fox, Girma, Davidson e Dunn ; Coffey, Lavelle e Horan; Rodman, Smith e Swanson. Técnica: Emma Hayes
FOTO RAFAEL RIBEIRO/CBF